Ary Rodrigues de Spindula Junior
O rádio é um dos meios de comunicação mais antigos da história e, apesar das tecnologias, se mantêm até os dias de hoje atingindo todas as classes sociais, com entretenimento e informação. Uma emissora de rádio é formada por uma equipe operacional e administrativa. A estrutura operacional constituí a técnica de som, estúdio e gravadora. A parte administrativa integra a recepção, departamento comercial, departamento administrativo, departamento de esportes e departamento de jornalismo.
A técnica de som, é formada pela mesa de som e por computadores, de onde surgem as vinhetas, aberturas de programas e comerciais. Kauê Vinicius da Silva, operador de som da Rádio Super Condá AM, destaca que a técnica de som é a parte mais importante da emissora, pois é a partir do operador que a rádio começa a desenvolver a sua programação.
O estúdio é formado por microfones, computador e é totalmente acústico. É o lugar onde o locutor apresenta um programa, lendo textos, chamando músicas e notícias, entre outras atrações.
No departamento comercial ocorre a coordenação de comerciais e da programação da emissora. Para Francisco Norberto Bohner Neto, diretor administrativo da Rádio Chapecó AM, o diretor comercial precisa possuir um conhecimento geral da rádio, para saber como atrair novos investimentos. “Sem uma estrutura e profissionais capacitados para chamar a atenção da população, o rádio se torna apenas mais um meio de comunicação”, argumenta.
Técnica de som e estúdio da Rádio Super Condá AM ( foto: Ary Spindula Jr.)
Que tal fazer uma enquete do tipo: "quantos rádios têm em casa" ou "quantos dias por semana você ouve rádio?"
ResponderExcluirProfessor, tá feita a enquete. Agora é só votar!
ResponderExcluir